quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Livro Quinto

            Rousseau começa o livro quinto falando que Sofia deve ser mulher assim como Emílio é homem, ou seja, os dois devem atuar na sociedade de acordo com seu respectivo papel homem ou mulher. Apesar disso, são semelhantes uma vez que ambos têm as mesmas necessidades, mesmos desejos, mesmos anseios, diferenciando-se, porém, no que se diz respeito ao sexo, culminando assim na semelhança da espécie e na oposição do sexo.
            Na diversidade dos sexos, o sexo masculino tende a ser ativo e forte e o sexo feminino passivo e fraco. Com essa linha de pensamento, percebe-se que a mulher é feita para agradar o homem. No entanto a força da mulher está nos seus encantos, pois através deles que a mulher conquista, agrada o homem e o escraviza. Isso mostra que o caráter e o temperamento do homem e da mulher são diferentes, refletindo assim na educação que cada um deve receber.
            Uma questão que o autor aborda é que as mulheres dizem que são educadas para serem fúteis. No entanto em seguida o autor reflete: “desde quando são os homens que tratam da educação das jovens? Que impede as mães de as educarem como lhes agradem?” (ROUSSEAU, 2004, p. 431). Apesar de apresentar argumentos que mostram que a educação da mulher é passada de mãe para filha, de modo que elas têm a liberdade de escolher como educá-las, afirma que se elas desejarem uma educação semelhante a do homem, eles concordarão, uma vez que elas passariam a ser submissas.
            A partir do que foi exposto, Sofia foi educada para ser esposa, aprendendo a fazer trabalhos manuais de corte e costura, renda e todas as atividades do lar. Com as palavras do autor “feita para ser um dia mãe de família (...)” (ROUSSEAU, 2004, p. 473) Sofia foi educada para agradar o marido e um de seus principais deveres era o da limpeza, pois “não há no mundo objeto mais nojento do que uma mulher pouco limpa e o marido que se desgosta dela tem sempre razão.” (Id., ib.). Educada para governar a casa, ela não poderia apresentar sabedoria maior que a do marido, dando a ele o prazer de ensiná-la, além de valorizar seus conhecimentos.
            Continuando o livro, o autor relata a história de Emílio em busca de seu amor, no qual acaba encontrando Sofia, porém não se apaixonam, apesar de terem sidos feitos um para o outro. Em uma viagem, Emílio encontra outra Sofia, apaixonando-se e cansando em poucos meses. Porém surge um conflito entre os dois, onde Emílio resolve se afastar fazendo algumas viagens pelo mundo. O livro termina com Emílio contando para seu mestre que será pai e que fará de tudo para sua criança ter uma educação como a dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário